(11)

Pré Escola

Gostou? compartilhe!

A pré escola é indicada para crianças que ainda não completaram 6 anos de idade e, por isso, não podem ser matriculadas nos níveis regulares de educação, isto é, os ensinos fundamental I e II e médio, logo, abrange desde o berçário até o jardim de infância.

Assim, pré escola cumpre diferentes funções, como propiciar um ambiente estimulante e seguro para que os pequenos possam desenvolver suas habilidades físicas e mentais e oferecer uma alternativa viável aos pais e responsáveis que precisam se ausentar durante o dia.

Atividades e currículo da pré escola

Para cada fase da vida do bebê e da criança são elaborados currículos específicos que visam despertar e fazer evoluir suas habilidades. Ademais, um bebê de 3 meses apresenta necessidades diferentes das de uma criança de 2 anos, por isso, é preciso atendê-las de forma individualizada.

Algumas das atividades que compõem o currículo pedagógico pré escolar são:

  • Alimentação e higiene: Nos bebês todas as rotinas de limpeza e alimentação são realizadas por profissionais, uma vez que eles ainda são totalmente dependentes. Já em crianças a partir dos 2 anos, há maior estímulo a sua autonomia;
  • Musicalização: O contato com a música traz benefícios que são levados para o resto da vida, como o aumento do repertório cultural e da concentração. Assim, essa atividade deve ser apresentada logo cedo, a partir dos 12 meses de idade;
  • Dança e artes marciais: Ideais para um desenvolvimento físico mais satisfatório, atividades como judô e ballet podem ser realizadas a partir dos 2 anos de idade e colaboram para estimular a sociabilização e canalizar a energia dos pequenos;
  • Inglês e educação física: A partir dos 3 anos, a criança já apresenta maior autonomia e desenvolvimento cognitivo, por isso, é possível inserir as primeiras noções de educação física e inglês com objetivo de tornar esses conhecimentos mais divertidos.

Projeto educacional completo e estruturado

Ciente da responsabilidade de cuidar e desenvolver as crianças física e cognitivamente, a Escola Afago oferece estrutura completa para propiciar uma ampla gama de atividades aos alunos desde a primeira infância.

Dessa forma, é possível contribuir para a formação de cidadãos mais autônomos, criativos e sociáveis, além de colaborar para a inserção de uma rotina de atividades que facilita a convivência doméstica e estimula os pequenos a descobrir o mundo a sua volta.