(11)

Jardins de Infância

Gostou? compartilhe!

Os jardins de infância fazem parte das etapas chamadas de pré escolares, uma vez que recebem crianças que ainda não completaram idade suficiente para ingressar no ensino escolar formal, ou seja, nos níveis fundamental I, II e médio.

Por isso, são voltados aos pequenos de 4 e 5 anos de idade e possuem em sua grade curricular diferentes atividades que visam estimular um maior desenvolvimento cognitivo, além de habilidades físicas e artísticas já manifestadas nessa fase da vida.

Jardins de infância – Atividades e currículo

Por não fazer parte da grade formal e obrigatória de ensino, os jardins de infância não possuem disciplinas determinadas, porém, é importante que sua grade inclua diferentes conteúdos para haver um constante estímulo aos pequenos.

Assim, alguns dos mais interessantes a serem oferecidos são:

Música e dança: O contato com os diferentes estilos musicais e com a dança são excelentes formas de incrementar o repertório cultural das crianças e ainda canalizar a energia que elas têm de sobra;

Inglês: Ensinado de forma lúdica e estrutural, as aulas de inglês ministradas na educação infantil são importantes mecanismos para naturalizar o aprendizado desse idioma, o qual deverá ser desenvolvido com mais consistência na educação formal;

Educação física: A prática de atividades físicas, como esportes de quadra e natação, colabora com o desenvolvimento dos músculos, articulações e melhora da postura corporal. Além disso, ela deve ser incentivada desde cedo para se tornar um hábito;

Judô: Praticado por meninos e meninas, o judô traz benefícios para o corpo e para a mente, uma vez que desenvolve a musculatura e o equilíbrio e ainda aumenta a capacidade de concentração e a disciplina inerente às artes marciais.

Educação infantil e seus benefícios

Ter um lugar seguro e confiável para deixar os filhos durante o dia é indispensável a muitos pais, especialmente àqueles que trabalham fora. Melhor ainda se esse ambiente for especialmente estruturado para receber os pequenos e incentivar seu desenvolvimento.

Daí os benefícios da educação infantil oferecida por uma boa instituição de ensino, como a Escola Afago, que conta com os melhores educadores e pedagogos, além de estrutura completa para prática de esportes, vivência cultural e muito mais.